Ciencias dos materiais
Na fórmula do grau de deformação, o ln de número entre 0 e 1 dá negativo e de numero > 1 dá positivo. Isto influencia a decisão de usar , na fórmula o valor inicial e final conevientemente para que o cociente da fração do logaritmo seja >1 ou devemos sempre seguir a convenção de deixar o valor inicial(área inicial, comprimento inicial, diâmetro inicial, etc) no denominador?
R: (Button) As deformações verdadeiras (epsilon) são negativas para processos em que ocorre diminuição de uma dada dimensão, ou positivo se essa dimensão aumenta.
Por exemplo, no recalque de cilindros a deformação é negativa pois a altura do cilindro diminui.
Já no estiramento a deformação é positiva pois o comprimento da peça aumenta.
Para fins de cálculo usaremos sempre o valor absoluto.
Se usássemos os valores relativos (negativos e absolutos) também teríamos tensões positivas (para processos trativos) e negativos (para processos compressivos).
Q: 1) Quais as principais células cristalinas que representam os materiais metálicos?
R: (André Thomé)
As principais células cristalinas que representam os materiais metálicos são as seguintes:
(CCC) cúbica de corpo centrado, (CFC) cúbica de face centrada e (HC) hexagonal compacta.
Na (CCC) existe um átomo em cada vértice de um cubo e um outro átomo no centro do mesmo, esta estrutura pode ser encontrada no tungstênio, tântalo, bário, nióbio, lítio, potássio, vanádio, cromo, etc...
A (CFC) caracteriza-se por exibir os mesmos átomos nos vértices encontrados nos outros dois arranjos cúbicos e mais 1 átomo em cada face do cubo.A estrutura cúbica de face centrada é a estrutura do alumínio, cálcio, níquel, cobre, prata, ouro, platina,