Ciencias do sistema de informação
A informação é tudo na administração de uma organização, mas para ter uma boa informação é necessário existir um conjunto de características. Para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade, entender como os Sistemas de Informação funcionam é fundamental para uma empresa colocar em prática aquilo que realmente precisa de um sistema.
Devido a crescente demanda de informações pelos gestores, existe quase uma obrigação de se utilizar sistemas de informações para gerenciar e filtrar os dados recebidos e transformá-los em informações úteis para a organização. A competitividade global torna os mercados acirrados e as empresas necessitam das informações para sobreviver e crescer. A necessidade de que as organizações sejam inteligentes, diante das mudanças constantes da sociedade da informação, faz com que elas também se modifiquem e requeiram planejamento de suas informações auxiliadas pelos recursos da Tecnologia da Informação.
O objetivo deste artigo é através de uma pesquisa bibliográfica demonstrar a importância da informação para indivíduos e organizações e as vantagens de se investir em um bom sistema de informação, tendo como justificativa defender a importância de dados e informação no funcionamento de uma organização.
A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi à pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos, artigos e livros que abordem o tema.
2 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Um Sistema de Informação (SI) tem o objetivo de orientar a tomada de decisão nos três níveis de responsabilidade: operacional, táctico e estratégico. Além das qualidades necessárias (precisa, concisa, simples e oportuna), a informação tem de ser obtida mediante um custo razoável. Igualmente, o SI deve assegurar a segurança e futura disponibilidade da informação (GOUVEIA, 2007).
Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema