Ciencias do ambiente
Questão 1
Situação da qualidade atmosférica na cidade de São Paulo; dados e localização espacial das regiões mais poluídas; uma imagem que comtemple o mapa de poluição da cidade de São Paulo. - A situação da qualidade do ar na cidade de São Paulo é influenciada pela emissões de poluentes atmosféricos de origem veicular e industrial. A poluição emitida pelos veículos é o principal problema nos grandes centros urbanos, assim como a poluição emitida pelas industrias também tem uma grande influencia, porem afetam mais significativamente em regiões especificas. Ambas as poluições influenciam as condições meteorológicas, que pode ser variada de região para região, onde há maior fluxo de carros, ou industrias, a qualidade será pior.
A seguir a tabela representa o índice de qualidade do ar, apresentando os níveis máximos de cada substancia poluente e os males que trazem a saúde e a população.
Em 2010, podemos ver no gráfico abaixo, as emissões de poluição de cada fonte.
Veículos leves predominam em emissão de CO e HC, e veículos pesados predominam na emissão de NOx e MP10. A poluição produzida pela produção industrial perto da poluição produzida pelos veículos é baixíssima.
Já em 2013, podemos ver a diferença da quantidade de poluição por fonte.
Podemos ver que em 2013, os veículos continuam predominando no nível de poluição.
Proconve - PROGRAMAS DE CONTROLE DE EMISSÕES VEICULARES
O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) completa esse ano 20 anos de criação, comemorando importantes conquistas. Instituído em 1986 através de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o Proconve teve o objetivo de reduzir a emissão de poluentes dos veículos automotores. Hoje, os veículos brasileiros têm os equipamentos capazes de assegurar o cumprimento das metas do programa e conseguiram reduzir em 98% a emissão de monóxido de carbono (CO).
Antes do Proconve, um veículo brasileiro emitia, em média, 54