Ciencias contabeis
MARIA CARLA MESQUITA DOS SANTOS CARVALHO
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
JACOBINA
2011
MARIA CARLA MESQUITA DOS SANTOS CARVALHO
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Produção Textual Interdisciplinar Individual.
JACOBINA
2011
INTRODUÇÃO
Apresentaremos a seguir o papel do contador dentro de uma empresa, papel este, que é de suma importância para um bom desempenho empresarial.
Demonstraremos o quanto às informações precisam ser seguras e corretas, para a tomada de decisões dos usuários das mesmas, obtendo assim, o sucesso da entidade.
Esta apresentação dar-se-á através da análise financeira da organização, bem como, sua situação jurídica e tributária.
SUMÁRIO
1- Conceitos e cálculos de Capital de Giro, Índice de Liquidez e Grau de Alavancagem. 2- Parecer Contábil da Empresa. 3- Questionamento sobre dívidas tributárias de antigos sócios. 4- Transformação de sociedades Ltda em S/A, com citação de artigo previsto em leis. 5- Cálculo de valor médio de vendas da referida empresa. 6- Cálculo de probabilidade de renda de funcionário. 7- Conclusão. 8- Referências.
1 – CAPITAL DE GIRO
O capital de giro mostra os recursos que a possui para financiar sua própria atividade sendo constituído pelo ativo circulante. Assim, temos a fórmula:
CAPITAL DE GIRO = ATIVO CIRCULANTE
Resposta - O valor do capital de Giro da Empresa Móveis Alvorada do Leste Ltda é de R$ 137.749,75.
CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO (CGL)
O capital de giro líquido é também chamado de capital circulante líquido, corresponde à diferença aritmética entre o ativo circulante e o passivo circulante e representa a medida da liquidez da empresa, refletindo sua capacidade de gerenciar as relações com fornecedores e clientes. Logo: Temos a fórmula.
CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO = ATIVO