Ciencias contabeis
As Boas Práticas de fabricação é uma ferramenta da qualidade que descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo. Onde se podem ter informações gerais sobre como é feita a limpeza, o controle de pragas, da água utilizada, os procedimentos de higiene e controle de saúde dos funcionários, o treinamento de funcionários, o que fazer com o lixo e como garantir a produção de alimentos seguros e saudáveis.
O objetivo geral é a conscientização de todos os atores envolvidos nas etapas de preparo e distribuição de alimentos, visando identificar a importância de uma alimentação saudável e os cuidados na aquisição, limpeza, manipulação, distribuição e conservação dos alimentos, evitando riscos de contaminação por microrganismos causadores de doenças transmitidas por alimentos, como infecções e intoxicações, tanto através da alimentação quanto em seu dia-a-dia. Identificar os pontos críticos que podem desencadear riscos microbiológicos na produção, como falhas na manipulação dos alimentos.
Este presente trabalho foi desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Alimentos, modalidade subsequente 2011, da Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará – EETEPA Paragominas.
2 O QUE É CONTAMINAÇÃO?
Quando parasitas, substâncias tóxicas ou microrganismos prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação e preparo. Esse processo é conhecido como contaminação.
2.1 O QUE SÃO OS PERIGOS NOS ALIMENTOS?
São situações, objetos ou serviços que podem causar danos à integridade física do individuo como: comer um alimento estragado ou contaminado.
No caso da comercialização de alimentos, os perigos são contaminações que provocam problemas à saúde do consumidor ou alterações na qualidade dos mesmos, podem ser: físicos, químicos e biológicos.
· Físicos: corpos estranhos aos alimentos, como: fragmentos de insetos; pedaços de vidro; pedaços de plástico; pedaços de metal; pregos, giletes e outros,
· Químicos: