ciencias contabeis
1.INTRODUÇÃO
A luta dos brasileiros por melhores salários vem acontecendo já não é de agora, mas uma das classe que mais sofreu em todo esse tempo é as das funcionarias domesticas. Foi lançada este ano a PEC 72 que trata das mudanças feitas na classe trabalhadora das domestica, mas essa lei pode ter trago um grande impacto na vida tanto da parte empregadora e também trabalhadora, durante o decorrer deste trabalho será constatado qual o impacto existente com as mudanças feitas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 PEC DAS DOMESTICAS
O congresso brasileiro aprovou neste ano de 2013 a PEC 72, onde estabelece os direitos iguais a de todos os outros trabalhadores salvo algumas ressalvas, das empregadas domesticas.
Nestes direitos estabelecidos em lei estão: o salário mínimo, a limitação da jornada de trabalho em 8 horas diárias e 44 semanais, e assim dando direito a hora extra por jornada excedia.
Mas a PEC 72 vem trazendo muita confusão entre empregado domestico e o empregador, pois a maioria dos empregadores domésticos são pessoas físicas, e não esta certo dar direitos a classe trabalhadora e o patrão não ter condições de arcar com todas as despesas imposta pela lei. Assim a grande onda de desemprego começou com medo dos encargos, mas a classe média vai ser a mais atingida com as mudanças, pois á necessidade do trabalhador mas não tem condições de arcar com todas as despesas, gerando assim a maior informalidade e maior desemprego e aumentando os trabalhadores autônomos as diaristas.
O certo e que o Legislativo e o Executivo não medisse esforços para que a lei seja formalizada mas, porém que fosse de uma maneira que o empregador não ficasse sobrecarregado com os impostos e assim haveria novamente um incentivo para que houve o registro de CTPS dos