Ciencias contabeis
O universo desta pesquisa corresponde aos alunos de Ciênçias Contabeis. A partir deste universo foi selecionada uma amostra de Instituições de Ensino Superior, IES, escolhidas por conveniência.Esta amostra de IES foi formada por duas instituições de ensino públicas e seis privadas.Posteriomente obteve-se nas IES selecionadas uma outra amostra de alunos,composta por 591 estudantes,sendo 109 estudantes de IES públicas e 482 estudantes de IES privadas.
O instrumento de coleta empregado buscou investigar o domínio dos sete conceitos: ativo,passivo,receitas, despesas,ganhos e perdas.Para cada um dos conceitos foram apresentadas quatro definições,sendo que o correspondente deveria assinalar aquela que julgasse mais correta.Uma das alternativas era entendida como satisfatória.As demais foram entedidas como insatisfatórrias.A media das respostas classificadas como satisfatórias possibilitou criar uma nova variável sintética,denominada média geral e que,com nota de 0 a 1,apresentada o conceito médio obtido pelo respondente em relação aos sete conceitos.
Duas outras questões buscaram investigar o tipo da IES(0 privada ou 1 pública)e a titulação do docente da disciplina Teoria da Contabilidade(1 Graduação,2 Especialização,3 Mestrado e 4 Doutorado).
Os procedimentos quatitativos envolveram três fases distintas (a) análise descritiva da amostra e das respostas;(b) análise da associação com o teste do qui-quadrado entre respostas e tipo de IES ou formação do docente e com o teste para comparar as médias dos diferentes grupos;(c) análise de regressão buscando explicar a média geral da compreensão dos conceitos com base no tipo de IES e titulação do docente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Abordando o tema Teoria da Contabilidade por uma perspectiva teórica alternativa, o objetivo principal deste trabalho consistiu em avaliar o domínio dos conceitos básicos da Contabilidade pelos graduando em Ciências Contábeis.Tal meta se justificou pela vontade de