Ciencias Ambientais
Este modelo será replicado em Barueri com a construção da primeira unidade de tratamento térmico de resíduos do Brasil, que vai transformar resíduos em energia renovável, que é suficiente para abastecer uma cidade de 240 mil habitantes.
Barueri, é o primeiro município brasileiro a transformar lixo em energia renovável, tem como meta, ajudar a solucionar passivos ambientais, transformando lixo em uma fonte de geração de energia renovável, aquilo que não pode ser aproveitado pela reciclagem, vai para usina.
A URE Barueri, funciona da seguinte maneira: Caminhões chegam na usina, e despejam os resíduos dentro de uma reservatório blindado, os resíduos são recolhidos por guindastes, e transportados até os alimentadores, o lixo desce até a entrada da grelha de combustão e o processo de queima é iniciado, grandes ventiladores, sugam o ar do Banquer, que é utilizado para eliminação do mau cheiro, garantindo que odores não escapem da unidade para o ambiente externo. O calor gerado na combustão, é aproveitado para aquecer uma caldeira, que produz vapor e movimenta uma turbina, gerando eletricidade, os gases produzidos na combustão, seguem o tratamento, onde são submetidos a três estágios diferentes, no reator seco, são retirados gases ácidos, metais pesados derivados dióxido de enxofre, dioxinas e furano. Filtros especiais, retém até 99,9% das partículas leves. Um sistema adicional, reenvia para o reator os