Ciencia
Kevin Jones Bianchet*
RESUMO
O termo etnocentrismo é formado pela justaposição da palavra grega “ethos” que significa “nação, tribo, ou pessoas que vivem juntas”, com a palavra centrismo cuja qual indica centro. O comportamento etnocêntrico demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais. Neste trabalho o principal objetivo é apresentar os elementos que constituem o termo citado, bem como colocar em pauta a questão do choque cultural, devido à ampla diversidade de costumes, culturas, e rituais existentes no mundo.
Palavras-chave: Preconceito. Cultura. Diversidade. Intolerância. Desrespeito.
INTRODUÇÃO
O etnocentrismo é um dos comportamentos humanos mais difundidos no mundo. Este conceito antropológico ocorre quando um determinado indivíduo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja por causa de sua condição social, seja pelos diferentes hábitos ou manias.
No mundo atual, com a diversidade cultural, o choque entre as culturas se torna algo inevitável. Porém limitar-se a própria cultura, considerando-a como a única correta, bem como, desconhecer ou depreciar as demais culturas de povos ou grupos, pode levar o ser humano a uma visão estreita e de certa forma egoísta das dimensões da vida social.
ETNOCENTRISMO: IRREFLETIDO E UTÓPICO
1. Um comportamento antropológico
O etnocentrismo está presente na vida de todo ser humano. Mesmo nas atitudes mais simples, como a de julgar o próprio estilo de se vestir superior ao de outro indivíduo, já se comete uma atitude etnocêntrica. Entretanto, essas simples atitudes - devido à ampla diversidade de pensamentos e costumes - tomaram dimensões diferentes e têm se tornado cada vez mais complexas e radicais.
Exemplo disso é o racismo, que surgiu na