Trabalho de psicologia > pedagogia
O Brasil desde as primeiras décadas do século XX passava por um período de grandes transformações tanto sociais quanto políticas e econômicas. A população brasileira vivia na inércia do analfabetismo e das condições precárias de higiene e moradia. A organização política estava nas mãos de uma oligarquia cafeeira que mantinham o poder por décadas, e ao mesmo tempo o Brasil presencia inúmeros movimentos que buscam novas formas de "democratizar" o país e desenvolver novas formas de desenvolvimento.
Dentro dessa realidade brasileira temos um modelo de organização educacional que não atingia a todos pois era grande o número de analfabetos, porém, há uma grande preocupação em desenvolver no país mudanças que tinham por bases o ideário republicano e democrático, que pudesse chegar ao maior número de brasileiros com a qualidade garantida, esse era um dos objetivos do movimento da Escola Nova de John Dewey (maior expoente nos Estados Unidos) e que foi implantado no Brasil. Muitos autores fazem a crítica dizendo que foi "transplantada" essas ideias dos Estados Unidos e por esse motivo é que não teve grandes avanços no Brasil, visto que tinha características próprias e bem distintas.
b. A partir das discussões realizadas e do material didático estudado, analise a importância da Psicologia da Educação na formação dos professores?
A psicologia e a Educação se encontram quando tratamos dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. A Psicologia já foi considerada uma engenharia do comportamento que traria todas as respostas para a Educação, mas falhou, pois, na ocasião, se ocupava de questões que estavam mais voltadas ao seu desenvolvimento como Ciência, tentando definir melhor seu objeto de estudo e métodos de pesquisa. Nesse período não se ocupava das questões que cercam a