ciencia
• Dados geológicos – durante a sua viagem a bordo do Beagle, Darwin leu o livro de Lyell “Princípios de Geologia” (que lhe foi oferecido pelo comandante do Beagle, Robert Fitzroy), que o ajudou a compreender a importância da noção do tempo geológico e dos fenómenos geológicos que actuaram e actuam na natureza, nos processos de transformação lentos e graduais.
• Dados económicos e sociais – já regressado da sua viagem de circum-navegação Darwin teve acesso à obra de Thomas Malthus “Ensaio sobre o princípio da população” (do inglês ‘Essay on the principle of population’), onde o autor defendia que a população humana tende a crescer exponencialmente enquanto os recursos crescem aritmeticamente. Esta relação entre a população e os recursos disponíveis leva a um excedente populacional e à escassez dos recursos, ocorrendo uma selecção natural, condicionada pela fome se os recursos forem alimentares. Darwin transpôs esta ideia para as populações naturais, onde face a um meio com recursos finitos haveria uma luta contínua pela sobrevivência.
• Dados de selecção artificial – a selecção artificial efectuada pelo Homem é uma técnica utilizada desde os primórdios dos tempos, com o objectivo de apurar determinadas características de animais ou plantas, seleccionando-se indivíduos portadores dessas características e promovendo cruzamentos entre eles. Desta maneira assegura-se que a frequência das características seleccionadas aumenta progressivamente na descendência. Na natureza, um processo semelhante deverá actuar sobre os seres vivos, onde são seleccionados os indivíduos com características que conferem