Ciencia
Mas será isso possível?
O filósofo alemão F. Nietzsche chegou a dizer que não. Para ele, o conhecimento se dá através de alguma forma de dominação, isto é, todo conhecimento implica poder. Sobre essa relação entre ciência e poder, Horkheimer e Adorno disseram, tempos depois:
“O ditador trata o homem como o homem trata a natureza: ele os conhece para melhor os controlar”.
Assim, nessa visão negativa da ciência, a insaciável sede de conhecimento transformou o mundo num inferno tecnológico e causou certa regressão dos valores humanos. Cabe, portanto, ao filósofo refletir sobre essa ambiguidade da ciência, bem como sobre suas pretensões, suas possibilidades, seus acertos e seus erros, buscando compreender algumas questões, como, por exemplo: qual a especificidade do saber científico, quais as condições desse conhecimento, qual o sentido da ciência, qual o valor da ciência para a vida humana, quais os limites da atividade científica.
Método científico: cada coisa no seu tempo e lugar
Comumente, pensamos que o conhecimento científico se alcança através de um método científico. Mas o que é um método científico? O termo método vem do grego meta = através e hodos = caminho, significando através de um caminho, de um procedimento.