ciencia
O coração humano é responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso.
Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigénio e nutrientes necessários às células que sustentam as actividades orgânicas.
O coração é o órgão central da circulação, localizado na caixa torácica, levemente inclinado para esquerda e para baixo, sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o miocárdio.
1
O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculo-ventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo intra-auricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a válvula mitral, e no orifício atrioventricular direito a válvula tricúspide (são válvulas que se abrem em direcção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue). A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. O coração é um órgão musculoso que, no Homem, tem o tamanho aproximado de um punho.
Constituição
A parte musculosa do coração tem o nome de miocárdio ou músculo cardíaco.
Algumas artérias coronárias do coração Humano
O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo.
Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue