Ciencia
R: Em sua obra a Crítica da Razão Pura, Kant tenta questionar se a elaboração do conhecimento pertencente ao domínio da razão pode ser um caminho seguro de uma ciência. Para isto, coloca a razão para julgar o que pode ser conhecido.
Pela possibilidade do conhecimento, muitos pesquisadores enfrentam dificuldades em suas experiências, fracassam e buscam outros caminhos. A respeito disso, Kant já afirmava que uma ciência para ser ciência precisa estabelecer métodos e prevê-los se são seguros. Os procedimentos seguros são válidos para pesquisar aquilo que se pretende conhecer. Se tais pesquisadores precisarem retroceder é porque não estão de acordo com objeto. Desta maneira, Kant compara ciência e lógica da seguinte forma: lógica é ciência e tem a ver com a forma geral do pensamento. É ela quem dá suporte a esta forma de pensamento. Poderíamos dizer, que a lógica é como se fosse uma disciplina da razão. Como bem sabemos Aristóteles foi quem deu um passo mais na direção da ciência tal como hoje a conhecemos e durante todo esse período não houve nenhum retrocesso e nem avanço, somente alguns desenvolvimentos, por isso a lógica é segura. A lógica serve como introdução para outras ciências, as ditas ciências particulares. 2) Por que para Kant a lógica é uma ciência limitada?
R: Desde o surgimento da ciência houve-se a necessidade da mesma, em criar um método de trabalho, assim como delimitar seu objeto de estudo. Quando Kant, afirma que a lógica é uma ciência limitada, ele parte do pressuposto de dizer que o limite da lógica, acha-se determinando bem precisamente por ser uma ciência que expõe detalhadamente e prova rigorosamente, nada mais que as regras formais de todo o pensamento. Isto quer dizer que, como a lógica é uma ciência, não está preocupada com conteúdos pensados, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos. E por ser uma