ciencia sociais
A relação entre o indivíduo e o mundo social é ditada pela percepção do mundo que o indivíduo tem que passa a ser o seu conhecimento, e que construiu influenciado pelo próprio mundo e pelo seu significado. Assim a realidade social vai se reforçando e se moldando, dando, entretanto, se distanciando da realidade.
A citada construção se dá em três níveis: indivíduos, grupo e sociedade. O indivíduo percebe os fatos, aplicam nesses fatos os seus valores e obtém seu conhecimento, formando assim a sua ideologia individual, ou seja, se conjunto de idéias individuais, seus valores. Numa segunda instância, observa-se que esse indivíduo pertence a vários grupos, ou a uma classe, e suas idéias também ajudarão a formar a ideologia desses grupos e dessa classe juntamente com o contexto social em que estão inseridos. Os vários valores, as várias ideologias de classes, assim pré julgar uma às outras formando o que pode ser chamado de ideologia, O conjunto de idéias da sociedade.
Essa questão é de dupla mão, pois tanto os indivíduos como os grupos constroem e influenciam na sociedade quanto à sociedade influencia nos grupos e nos indivíduos.
Outra questão, é que nenhum indivíduo ou grupo vai conseguir passar todas as suas idéias para o outro de modo que estas sejam aceitas integralmente. Assim surgem classificações para os indivíduos como: mais alienados, menos alienados, revolucionários, loucos etc.
Sustentada pela realidade da vida cotidiana, a sociedade se apresenta em duas perspectivas complementares, como realidade objetiva e como realidade subjetiva. A primeira com seus mecanismos básicos de institucionalização e legitimação. A segunda a partir de um processo de interiorização da primeira, com seus mecanismos de interiorização, dependente ou não das estruturas sociais, complementados pelas teorias sobre a identidade e pela relação entre o organismo