Ciencia politica
FACULDADE EVANGELICA DE GOIANÉSIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
Murilo Henrique
Naiara Hozana
Paula Vasconcelos
Rael Emanuel
Tálita Souza
Tatiane Nascimento
SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO POLITICA
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Ciência Política no curso de Direito da Faculdade Evangélica de Goianésia.
Professor: Rubson Marques.
GOIANÉSIA/GO
2013
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGÉLICA
FACULDADE EVANGELICA DE GOIANÉSIA
COORDENAÇÃO DO DIREITO
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
Murilo Henrique
Naiara Hozana
Paula Vasconcelos
Rael Emanuel
Tálita Souza
Tatiane Nascimento
SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA
GOIANÉSIA/GO
2013
SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA OU SISTEMA REPRESENTATIVO
É o regime constitucional em que a nação escolhe, eletivamente, os seus delegados às assembleias políticas. Portanto as decisões políticas são tomadas pelos representantes eleitos pelo povo. Tendo duas modalidades:
Regime parlamentar: O sistema pode ser usado em monarquias ou repúblicas. O chefe de Estado (rei ou presidente) não é o chefe de governo e, portanto não tem responsabilidade política. Suas funções são restritas. O chefe de governo é o premier ou primeiro ministro, indicado pelo chefe de Estado e escolhido pelos representantes do povo. Fica no cargo enquanto tiver a confiança do Parlamento. O poder Executivo é exercido pelo Gabinete dos Ministros. Os Ministros de Estado são indicados pelo primeiro ministro e são aprovados pelo parlamento. È o caso de Inglaterra, França, Alemanha.
Regime presidencial: O sistema só pode ser usado em repúblicas O chefe de Estado (presidente) é o chefe de governo e, portanto tem plena responsabilidade política e amplas atribuições. O chefe de governo é o presidente eleito pelo povo, direta ou indiretamente. Fica no cargo por tempo