ciencia politica
Autores: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo
Edição: 5ª edição, 2010, São Paulo
Páginas: 1.052
Editora: Método
ISBN: 978-85-309-3106-3
Raquel Monteiro - Sobre a obra e como é estruturada
Parece que eu sou uma anciã do Direito, mas não sou. As coisas estão acontecendo em velocidade mesmo! Não foi há muito tempo, mas existiam poucas opções conhecidas no mercado editorial para a matéria de Direito Constitucional. Dava para contar nos dedos quantos clássicos existiam para nos iniciar nos estudos da disciplina.
Nem preciso dizer que esse primeiro contato foi traumático, pois os livros com os quais tentei aprender os meandros constitucionais brasileiros eram muito áridos. Eram obras voltadas para pessoas que já tinham grande traquejo com a leitura e com o direito, de um modo geral. Além disso, não eram textos voltados para concursos, mas para a academia.
Ainda bem que, depois de graduada, assisti de perto o surgimento de novos autores nacionais. Doutrinadores esses que vieram contribuir com grande qualidade para o ensino jurídico. Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo são exemplos desse movimento literário que estamos vivenciando.
Meu primeiro contato com a obra foi ano passado, quando uma amiga me deu a edição de 2007 do livro “Aulas de Direito Constitucional”, então apenas de autoria de Vicente Paulo. Na ocasião, eu percebi que estava diante de uma proposta muito melhor que uma apostila e muito mais pontual que os livros tradicionais. Fiquei entusiasmada com aquele presente.
O tempo passou e o referido livro foi atualizado. Não à toa, pois o Direito é muito dinâmico e muda o tempo todo! E assim, teve não somente o acréscimo de conteúdo, como também passou a contar com a coautoria de Marcelo Alexandrino. Passou a se chamar “Direito Constitucional Descomplicado”.
Apesar de tão jovens, esses dois autores, estão demonstrando grande maturidade intelectual em suas obras. Isso porque eles trazem em suas bagagens as experiências