ciencia politica
Ana Carolina D. Ramos
Luana Gabriela de Araújo Paixão
Paloma Braga
Sandro Gonçalves de Andrade
Correlação entre Política e Poder
São Paulo
2013
FASP – FACULDADE DE SÃO PAULO
Ana Carolina D. Ramos
Luana Gabriela de Araújo Paixão
Paloma Braga
Sandro Gonçalves de Andrade
Correlação entre Política e Poder
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina Ciência Política, ministrada pela professora Roberta de Oliveira durante o primeiro semestre do curso de Direito.
São Paulo
2013
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- POLÍTICA 4
- PODER 4
- FATORES HISTORICOS 5
- CONCLUÇÃO 8
- BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
Antes de relacionar ou correlacionar Política e Poder, temos que entender reparadamente o significado de cada expressão. Para, posteriormente analisarmos alguns fatos históricos preeminentes até chegarmos à realidade brasileira atual.
POLÍTICA: Objetivo de estabelecer princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo um tanto mais perfeito, ao cumprimento de suas finalidades, em melhor proveito dos governantes e governados. Neste sentido, a política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis ao bom governo de um povo, dentro dos quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado, para a realização dos fundamentais objetivos, e que traga o bem estar social, visando à paz dos governados.
PODER: Poder ser “usado” tanto como verbo ou substantivo, o primeiro expressa o sentido de ser autorizado, ser permitido, dar autoridade, facultar, ter autoridade; no segundo sentido o poder, significa o domínio e a posse, tida sobre certas coisas, ou a faculdade, permissão para se executar algo. No sentido de Direito Público, pode exprimir, em regra, o órgão ou a