Ciencia dos Materiais
Atividade 2 : Estrutura Atômica e Ligação Interatômica
Aluno: Patrick Moreira Tótola (ID: 306)
2.2 Diga qual a diferença que existe entre massa atômica e peso atômico.
Massa atômica de um átomo é a soma das massas de prótons e nêutrons no interior do núcleo. Já o peso atômico de um elemento corresponde à media ponderada das massas atômicas dos isótopos do átomo que ocorrem naturalmente.
2.8 O brometo de césio (CsBr) exibe ligação predominantemente iônica. Os íons Cs+ e Br(-) possuem estruturas eletrônicas que são idênticas a quais gases inertes?
Cs+ = ao perder um elétron, possui estrutura atômica idêntica ao Xenônio(Xe)
Cs+ = 55 – 1 = 54 (Xe)
Br - = ao ganhar um elétron, possui estrutura atômica idêntica ao Criptônio(Kr)
Br - = 35 + 1 = 36 (Kr)
2.9 Em relação à configuração eletrônica, o que todos os elementos no Grupo VIIA da tabela periódica tem em comum?
Os elementos do Grupo VIIA possuem 7 elétrons na camada de valência, terminando sua configuração eletrônica com 5 elétrons no subnível P (s2-p5).
2.17 Cite sucintamente as principais diferenças entre as ligações iônica, covalente e metálica.
Iônica esse tipo de ligação é realizada entre íons (cátions e ânions). Os Íons são átomos que possuem uma carga elétrica por adição ou perda de um ou mais elétrons, portanto um ânion, de carga elétrica negativa, se une com um cátion de carga positiva formando um composto iônico por meio da interação eletrostática existente entre eles.
Covalente são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto.
Metálica É a ligação que ocorre entre os metais, elementos considerados eletropositivos e bons condutores térmico e elétrico. Para tanto, alguns metais perdem elétrons da sua última camada chamados de "elétrons livres" formando assim, os cátions.
A partir disso, os elétrons liberados na ligação metálica formam uma "nuvem eletrônica", que produz uma força