Cidades planejadas ARACAJU
ARQUITETURA E URBANISMO
Cidades Planejadas
Evolução social e econômica da cidade de Aracaju - SE
São Luís – MA
2014
Faculdade Atenas Maranhense
São Luís, 14 de maio de 2014
Componentes: Camila Lima, Fernanda Rocha, Gisele Maia e Rafaele Cristina.
Turma: 128 A – matutino (1º período)
Componente curricular: Estudos sociais e econômicos
Professora: Claudiceia
Cidades Planejadas
Evolução social e econômica da cidade de Aracaju - SE
São Luís
2014
Introdução
Tudo o que é planejado mostra melhores resultados. Em questões urbanas e de arquitetura não poderia ser diferente. O planejamento urbano é um processo que visa melhorar aspectos, como a qualidade de vida, em alguma cidade ou vila. Existe todo um processo que analisa questões como: localidade, investimento, crescimento demográfico e industrial.
O planejamento urbano conseguiu criar algumas cidades maravilhosas. Exemplos incluem: Brasília, a capital do Brasil; Belo Horizonte, capital de Minas Gerais; Teresina, capital do Piauí; Palmas, capital do Tocantins; Canberra, a capital da Austrália; Washington, DC, a capital dos Estados Unidos; Nova Délhi, a capital da Índia; Islamabad, a capital do Paquistão; Abuja, a capital da Nigéria; Astana, a capital do Cazaquistão; Naypyidaw, a capital de Myanmar ou Birmânia; Thimphu, a capital do Butão; Kyoto, a antiga capital do Japão; além da cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires, na Argentina.
Para que surjam projetos como dessas cidades é necessário que exista um Plano Diretor, que é um plano criado por um grupo de planejadores/investidores. O plano Diretor deve analisar questões de como a cidade deve ser no futuro e o que será necessário ela possuir como escolas, vias públicas, policiamento, saneamento e transporte público.
O plano diretor se preocupa basicamente em fazer uma cidade que possa proporcionar uma vida mais