Cidades Planejadas
Cidades Planejadas do Brasil
BELÉM
2015
INTRODUÇÃO
Obviamente, tudo o que é planejado apresenta melhores resultados. Uma cidade planejada é construída a partir do zero, visando garantir um lugar seguro e com futuro promissor. No Brasil, pouquíssimos municípios contam com um planejamento urbano de qualidade, mas para diversos especialistas em um futuro próximo outras localidades nascerão de forma delineada.
Para que esse tipo de comunidade nasça e tenha sucesso, ela deve receber um forte apoio financeiro e uma rica diversidade de alternativas que visam uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos. É interessante destacar o fato de que essas áreas são frequentemente concebidas para ter uma grande quantidade de espaço verde público sob forma de parques e jardins. Inclusive, para muitas pessoas, a proliferação de espaços verdes seja ponto base para se viver bem.
O crescimento desordenado das cidades, que marcou o processo de desenvolvimento das sociedades desde os primórdios, trouxe consigo problemas que comprometem a qualidade de vida nos centros urbanos. Para tentar corrigir os efeitos negativos deste processo, foram criadas as chamadas “cidades planejadas”, pensadas a partir de um modelo estratégico, focado em aspectos que asseguram um funcionamento harmonioso e sustentável.
Acredita-se que as primeiras cidades planejadas tenham surgido no Vale do Rio Indo, berço da civilização indiana. O crescimento e organização destas cidades revelam a preocupação com o planejamento urbano, como a disposição dos assentamentos e a hierarquia das ruas, que dividiam-se em avenidas comerciais e vias residenciais, distanciando a população de problemas como a poluição sonora e a criminalidade.
A construção de uma cidade planejada envolve questões referentes às configurações estruturais e organizacionais, tais como saneamento, transporte, vias públicas, policiamento e inúmeras outras, que são analisadas e