Cidades industriais - Arquitetura
SOCIOLOGIA URBANA
CIDADES INDUSTRIAIS
O surgimento das cidades Industriais
ÍNDICE
1. Introdução 3
2. Definindo a cidade 4
3. Surgimento da cidade 5
3.1. No Brasil 5
3.2. No Exterior 5
4. Conclusão 11
5. Anexos 12
6. Bibliografia 13
1. Introdução
As cidades Industriais correspondem àqueles municípios que concentram um grande número de indústrias, tendo essa como principal atividade geradora de receita, nesse caso podemos exemplificar a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na produção de automóveis, além de várias outras no Brasil e no mundo.
A revolução industrial não somente levou o povo do campo para a cidade, mas deu um grande impulso à construção civil, já que a partir daquele momento as casas poderiam ser construídas em massa. A paisagem urbana, primeiro na Inglaterra, depois na Europa, nos Estados Unidos e, pouco a pouco, em boa parte do resto do mundo, mudou para sempre. A instantaneidade com que os bairros pobres foram construídos foi tão espantosa quanto a velocidade com que as ferrovias atravessaram o mundo. A cidade industrial havia nascido.
Os problemas se somavam. Era preciso um novo tipo de profissional, o planejador urbano, alguém que tivesse em mente como uma cidade poderia melhor funcionar e ser um lugar descente e saudável para viver. No fim o séc XIX a questão não apenas de como o operário deveria viver, mas de como uma cidade moderna e saudável deveria ser, era predominante entre os arquitetos.
2. Definindo a Cidade
A cidade pode ser definida como local de estabelecimento aparelhado, diferenciado e ao mesmo tempo privilegiado, sede da autoridade - nasce da aldeia, mas não é apenas uma aldeia que cresceu. Ela se forma quando os serviços já não são executados pelas pessoas que