Cidade
Zona Urbana: Região onde se desenvolve atividades secundárias e terciárias - indústria e comércio - com maior concentração de pessoas e grande alteração antrópica na paisagem, o que pode levar a uma série de problemas como impermeabilização do solo, poluição atmosférica, etc.
Megacidade é o termo normalmente empregado para se definir uma HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade" \o "Cidade" cidadeque sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes[1]e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. As megacidades atuais englobam mais de um décimo da população urbana mundial e, tal como todas as grandes metrópoles que antes surgiram, polarizam sobremaneira ocomércio, a cultura, o conhecimento e a indústria.[1]No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro, com cerca de 19,6 e 11,8 milhões de habitantes[2][3] em suas regiões metropolitanas, respectivamente, enquadram-se nesse contexto.
Algumas megacidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio e São Paulotambém são consideradas cidades globais pelo Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC), por interligarem-se fortemente a outroscentros de influência econômica mundial[4][5].
Nos últimos anos, tem-se verificado um notável crescimento das megacidades[6] em países subdesenvolvidos, todas enfrentando sérios problemas, como a falta de saneamento básico, poluição, violência urbana e congestionamento, dentre outrosConurbação (do lat. urbis, cidade) é a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico[1]. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas. Contudo, o surgimento de uma região metropolitana não é necessariamente vinculado ao processo de conurbação.
Metrópole, da