Cidade de Luís Eduardo Magalhães
Iracy Monteiro dos Santos
Barbara Christine Nentwig Silva
O texto de Santos e Silva busca mostrar como se formou e se constituiu a cidade de Luís Eduardo Magalhães e expor também quais foram os principais fatores que levaram essa cidade à uma rápida ascensão econômica e uma rápida emancipação política. A agricultura moderna desenvolvida na região também é abordada como um dos temas centrais do texto.
Imagem 01: Cidade de Luís Eduardo Magalhães
Fonte: (Google Maps, 2013)
Criação do município de Luís Eduardo Magalhães
A cidade de Luís Eduardo Magalhaes, inicialmente batizada como Rancho Grande (quando era apenas um vilarejo) e, logo em seguida, Mimoso do Oeste, está localizada na região oeste da Bahia, nas margens das BRs 242 e 020. O município nasceu em torno de um posto de gasolina na década de 80, próximo a cidade de barreiras. A partir da construção do posto nesse local, começaram a surgir muitas casas na região, pouco tempo depois, esse pequeno vilarejo foi reconhecido como povoado e, alguns anos mais tarde, como distrito de Barreiras.
O despontamento para o potencial agrícola da região se iniciou com a vinda de agricultores sulistas para a localidade. Inicialmente a pecuária era a atividade predominante, porém, pouco a pouco a agricultura foi conquistando o seu espaço, até se tornar a principal atividade econômica da cidade. O cultivo de grãos (soja, milho, arroz, feijão) se tornou cada vez mais intenso e foi se concretizando como a principal atividade econômica do local, depois dos grãos, outros cultivos foram introduzidos, tais como a fruticultura, cafeicultura e o algodão. As atividades pecuaristas também foram fundamentais para o alto grau de desenvolvimento encontrado na região, os rebanhos criados nesse município possuem alta qualidade tanta genética quanto tecnológica.
Imagem 02: Milho produzido em Luís Eduardo Magalhães