biologia- parasitismo
Professor (a): Rita Neta
Disciplina: Biologia
Turma: 3° turno: Matutino
O parasitismo e os microrganismos parasitas do ser humano (cap. 21)
Alexandria- RN
2012
Escola Estadual 7 de novembro
Fernanda Melquíades N° 11
Paloma Oliveira N° 29
Micaela Sousa N° 25
Lorrayne Guedes N° 19
O parasitismo e os microrganismos parasitas do ser humano (cap. 21)
Professora: Rita Neta
Alexandria- RN
2012
Introdução
Na concepção popular do termo, porém, a palavra “verme” logo nos leva a pensar em animais que provocam doenças no ser humano, como a lombriga e a tênia, por exemplo. De fato, muitas espécies de vermes são parasitas de outros organismos, inclusive do homem. No Brasil, são comuns certas endemias causadas por vermes (verminoses), que ocorrem, principalmente, devido a condições higiênicas precárias nas moradias e no modo de vida das pessoas.
As principais verminoses humanas provocadas por platelmintos e nematelmintos (nematódeos), os parasitas humanos entre os anelídeos: são as sanguessugas. Porém, como elas são ectoparasitas, sua relação com o hospedeiro humano é relativamente rápida e sem consequências em longo prazo para a saúde; por esse motivo, as sanguessugas não fazem parte desse trabalho.
Merecem destaque o esquistossomo (schistosoma mansoni, da classe dos tremátodos) e as Tênias (taenia soliun e Taenia saginta, da classe dos céstodos). No filo dos nemátodos há vários parasitas importantes, devido á alta incidência na população brasileira, especialmente a lombriga (áscaris lumbricoides) e o ancilóstomo (Ancylostoma duodenale), causados do amarelão.
A maioria das verminoses humanas é causada por nemátodos. Alguns dele apresentam apenas milímetros de comprimento (como o oxiúro, um parasita intestinal), outros têm