Cidade de Joanopolis
A criação da escola “Cel. João Ernesto Figueiredo”, foi publicada em 14 de outubro de 1914, tendo sido instalada a 22 de novembro do mesmo ano.
Não possuía este nome, mas sim Grupo Escolar de Curralinho. Foi criado mediante a anexação das escolas isoladas do município:
O Grupo Escolar Curralinho, teve como primeiro Diretor o Professor Armando Bellegard, que para aqui veio em substituição ao Professor Luiz Castanho de Almeida, que respondia pela Direção do Estabelecimento.
O Grupo Escolar contava com 04 classes e 68 alunos e no decorrer dos anos recebeu os seguintes nomes:
Grupo Escolar de Curralinho;
Grupo Escolar de Joanópolis;
Grupo Escolar “Coronel João Ernesto Figueiredo”;
Escola Estadual de 1º e 2º grau “Coronel João Ernesto Figueiredo”.
Escola Estadual “Coronel João Ernesto Figueiredo”, recebeu este último nome em homenagem ao senhor Coronel João Ernesto Figueiredo que doou terras de sua fazenda para criação do município.
Por iniciativa e luta do Senhor Waldomiro Vilaça, em 1969, instalou-se o antigo Ginásio tendo como diretor o Senhor Professor Orlando Pinto Ferreira.
Em 1974 foi criado o Ensino Médio, através da resolução Res.SE 11 de 05/02/1974, tendo como diretora a Professora Joana Vieira da Silva.
Atualmente a escola denomina-se Escola Estadual Cel. João Ernesto Figueiredo e atende o ensino médio e Educação de Jovens e Adultos no Ensino médio noturno, tendo como diretor o Senhor Antônio Carlos Prado Pinheiro.
Pela arquitetura o prédio escolar foi tombado pelo CONDEPHAT em 2002, constituindo um patrimônio histórico de grande valor para o município de Joanópolis e região.
Há que ressaltar que pela localização no centro da cidade, todos os eventos culturais e sociais da comunidade, versavam em torno da estrutura da escola. Há mais de vinte anos, o prédio já abrigava aos finais de semana diferentes clientelas para eventos dos mais diversos.
Este breve histórico de origem da escola e do município