Cidade de amesterdão
1585-1672: a Era de Ouro
Mercado de grampo do Mundo
Em 08 de fevereiro de 1578 a Satisfactie se tornou um fato. Amsterdam tinha relutantemente concordou em juntar-se a revolta contra o domínio espanhol. Apenas alguns meses depois, em 26 de maio, o Alteratie famoso ocorreu. A Igreja Católica Romana Câmara Municipal, apoio da Espanha, foi substituído por um conselho Orangist Prostestant. Este evento é um marco na história da cidade. No início, as coisas permaneceram como estavam. A população estabilizou-se em 30.000 habitantes. A queda de Antuérpia em 1585, no entanto, marcou um ponto de viragem. O bloqueio resultante do rio Escalda (que permaneceu no local mesmo após o tratado de paz de 1648) Amsterdam habilitado para desenvolver no mercado mais importante do mundo grampo. Navegação no rio IJ
Abraham Storck, 1691
(Werkspoormuseum)
Num prazo de apenas algumas décadas a cidade adquiriu uma riqueza sem precedentes, estabeleceu um império colonial e exerceu um poder político que toda a Europa teve que contar com. Navios de Amesterdão navegou os sete mares, os armazéns locais estavam repletos de mercadorias dos quatro cantos da terra.
O Oosterdok com Lands 's Zeemagazijn (1655), hoje Museu Marítimo, ea reconstrução do navio VOC Amsterdam
Os patrícios nova imediatamente começou a trabalhar em planos para expandir a cidade. O projeto de expansão primeiro foi realizado unicamente para melhorar as defesas da cidade (o Oudeschans foi estendido até o rio Amstel, onde o baluarte Swanenburg foi planejado). Nova muralhas foram construídas todas em consonância com as idéias mais recentes. No entanto, após a queda de Antuérpia em 1585 os refugiados começaram a overcrowd da cidade. Muitos desses novos habitantes de Amesterdão foram forçados a resolver fora dos muros da cidade. Entre 1580 e 1614 num subúrbio de proporções alarmantes desenvolvido oeste da cidade. Esta situação deu origem a planos de expansão ainda mais ambicioso.