Cidadania e sociedade
Cleany de Jesus Mesquita
Professora Celíria Ribeiro
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG 0202) Prática Módulo l
21/06/2012
RESUMO
Cidadania, realidade ou sonho? Sabemos que a sociedade evoluiu muito no decorrer da história, mas sabemos também que há muito a se fazer. Cada cidadão precisa urgentemente ter consciência do que devemos fazer hoje para melhorar nosso amanha. Precisamos conhecer nossos direitos e principalmente praticar nossos deveres para tornar a humanidade um lugar melhor para se viver.
Palavras-chave: Cidadania. Sociedade. Evoluções.
1 INTRODUÇÃO
A sociedade existe desde o próprio aparecimento do homem, apesar de sua forma de organização ter sofrido alterações ao longo da história. Quaisquer que sejam os fundamentos em que os cientistas sociais se baseiam, todos estão de acordo em que a sociedade sofreu um processo gradual de transformação ao longo do tempo. Essa evolução se deu principalmente pelas lutas de classes. Cabe também ressaltar o papel primordial que a educação ocupa nessa transformação da sociedade.
A história da cidadania que surgiu na Grécia Antiga, e que se consolidou com o fim do absolutismo, encontra-se em permanente construção. A cidadania constrói-se e conquista-se. É objetivo perseguido por aqueles que anseiam por liberdade, mais direitos, melhores garantias individuais e coletivas frente ao poder e a arrogância do Estado.
O exercício da cidadania plena pressupõe ter direitos civis, políticos e sociais e estes, se já presentes, são fruto de um longo processo histórico que demandou lágrimas, sangue e sonhos daqueles que ficaram pelo caminho, mas não tombados, e sim conhecidos ou anônimos no tempo, vivos no presente de cada cidadão do mundo através do seu “ir e vir”, do seu livre arbítrio e de todas as conquistas que, embora incipientes, abrem caminhos para se chegar a uma humanidade mais decente, livre e justa a cada dia.
2 CONCEITO