Cidadania para todos
Trabalho por Marcos Lima, estudante de Ciências Sociais @ , Em 15/06/2004
5
Tamanho da fonte: a- A+
1 - OBJETO DE ESTUDO DO TEXTO
O texto trata de explicitar como funcionavam as relações de trabalho nas sociedades capitalistas, a divisão de classes existentes, e como ao longo de vários anos de luta os trabalhadores conseguiram alcançar seus direitos sociais e políticos, tornando-os cidadãos mais ativos da sociedade que nela estão inseridos.
2 - TESE CENTRAL DA OBRA
No texto de Paul Singer, A Cidadania para Todos, é defendida a existência de uma cidadania plena, concretizada por movimentos revolucionários aos longos dos séculos, que buscavam igualar os direitos dos indivíduos mais necessitados, almejando um estado de bem-estar, onde quem tem trabalho e quem não tem teriam melhores condições de vida. Cabe ao Estado ser o responsável pela execução e cumprimento de tais ações, assegurando aos direitos a todos indivíduos. Todas as conquistas obtidas, hoje se refletem em conjunto de direitos sociais, políticos e civis, só que um tanto distante de equacionar as grandes diferenças sociais existentes no capitalismo.
3 - PRINCIPAIS ARGUMENTOS E CONCLUSÕES
INTRODUÇÃO
Tendo o tema dos Direitos Sociais a mais alta relevância, no presente trabalho tentamos demonstrar as relações existentes entre o trabalho da classe proprietária ou capitalista com a classe trabalhadora, formada por assalariados e autônomos; com vistas a esclarecer e discutir de que forma funcionava na sociedade capitalista a relação entre trabalho e capital.
No intuito de contextualizar, veremos que aos longos dos séculos os trabalhadores levantaram-se contra a exploração na busca por direitos, que foram adquiridos e introduzidos a uma legislação do trabalho.
Evidentemente, o sistema apresenta defeitos quando a falta de emprego, e como as vítimas de tal situação seriam assistidas pelo estado na busca de alternativas que garantam a sobrevivência e melhoria das condições