Cidadania no centro
Em 20 de agosto de 2011, teve o 3. Mutirão da Cidadania no centro de São Paulo na praça princesa Isabel.
Objetivo do mutirão foi pra da cultura e saúde aos moradores de rua e usuários de drogas. O mutirão foi dividido em 5 partes cinza, amarelo, azul e branco.
O setor cinza forneceu atendimento social tais como: brincadeiras, emissão de RG e carteira de trabalho, vagas e empregos, teste de HIV e hepatite, vacinas para adultos e crianças, musicas, corte de cabelo, assistência a dependentes químicos, atendimento jurídico.
O setor verde forneceu assistência através da cruz vermelha e Secretaria Municipal de Saúde – Henfil e Caps.; medicação, teste de glicemia capilar, atendimento odontológico, orientação sobre algumas doenças.
O setor ofereceu cidadania com o Ministério Público Federal e Estadual, Defensoria da União e do Estado, Justiça Federal, INSS, ARPEN – SP Cartório Civil, CIC – Centro de Integração da Cidadania, PROCON, PROTESTE e Instituto Pró-Bono. Orientação em casos de violação dos direitos humanos, denúncias de práticas de crimes, orientação e assistências jurídicas gratuita, orientações sob previdências sociais como aposentadoria , auxilio doença, LOAS,Idoso e deficientes, pensão de morte etc.
O setor azul ofereceu assistência pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Porto Seguro, Secretaria do Trabalho – (CAT MÓVEL), Missões Cristãs (Jeame, Cena, Cristalândia, Renas, Comebi) e Redes Sociais do Centro, Orientação do CRAS e CREAS, Encaminhamento da produção em situação de rua para centro de convivência, corte de cabelo, vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e habilitação seguro-desemprego.
Nesse mutirão trabalhei como voluntaria com objetivo de tira pessoas da cracolândia para leva a instituições de ajuda.
O mutirão é um ótimo trabalho, pois alem de mostra a realidade de muitos cidadãos nos ajuda a ter uma visão, mas ampla da realidade dos moradores de rua e de individuo viciados em