Aleitamento natural
RESUMO
Neste trabalho de pesquisa, de caráter descritivo pretendeu-se identificar o que é o Aleitamento Natural, apresentando seus benefícios tanto para mãe quanto para o bebe, como o leite é produzido fisiologicamente e verificar as principais variáveis que interferem nas pratica da amamentação das puérperas e nutrizes.
Procurou verificar como que a amamentação previne alterações miofuncionais e hábitos parafuncionais, e alertar sobre o uso indiscriminado de bicos e mamadeiras como substitutos do aleitamento materno, com suas principais conseqüências. Enfatizando também as dificuldades encontradas na amamentação de recém-nascidos portadores de malformações congênitas, como fissuras palatinas.
Para tanto, foram realizadas pesquisas em artigos científicos, sendo encontrados dados e informações importantes para o desenvolvimento do trabalho. Sabe-se que o aleitamento natural é de suma importância para o desenvolvimento e crescimento tanto físico como psicológico de bebes recém-nascido. Alguns autores ressaltam a importância da amamentação, sendo considerado o leite materno como a melhor forma de alimentar um bebe, até os 2 anos de idade, sendo aleitamento exclusivo sem adição de nenhum outro liquido ate mesmo água ou sólidos como papinhas e frutas ate os 6 meses de idade.
Portanto o leite materno é rico em vitaminas, cálcio, proteínas, lactoses, sais minerais e imunoglobulinas, que são de grande vantagem nutricional para o bebe, lhe proporcionando saúde e melhor desenvolvimento.
O ato de amamentar além de satisfazer as necessidades nutricionais do bebe também satisfaz as psicológicas, promovendo o envolvimento emocional entre mãe e filho, proporcionando afeto, segurança, amor, carinho e união.
Sendo o seio o meio de contato entre a mãe e a criança, se fazendo o relacionamento afetivo através do contato boca com os mamilos e pelo aconchego produzido pelos braços maternos.
Ressaltando também as vantagens da amamentação para a mãe