Ciclos de vida
* A sequência de estados na história reprodutiva de um organismo, começando na concepção do indivíduo, até à produção da sua própria descendência, é designada por ciclo de vida.
* O ciclo de vida de uma espécie repete-se de geração em geração. Dos fenómenos de meiose e fecundação resulta sempre uma alternância de fases nucleares característica.
* Embora a meiose e a fecundação sejam fenómenos comuns a todos os organismos que se reproduzem sexuadamente, podem ocorrer em alturas diferentes do ciclo de vida do organismo.
* Desta variação na ocorrência de meiose e fecundação, resultam três tipos principais de ciclos de vida: ciclo de vida haplonte; diplonte e haplodiplonte.
Ciclo de vida haplonte: Exemplo da espirogira (Spirogyra sp.)
* A espirogira é uma alga que vive em água doce.
* Forma agregados filamentosos, constituídos por células cilíndricas dispostas topo a topo, que fazem parte daquilo a que vulgarmente se chama "limo".
* Em condições ambientais favoráveis, os filamentos crescem, podendo-se soltar, por fragmentação, algumas porções, que dão origem a novas espirogiras.
* Quando as condições do meio são desfavoráveis, a espirogira reproduz-se sexuadamente.
* O processo de reprodução sexuada em espirogira começa quando se formam saliências nas células de dois filamentos que se encontram próximos. Essas saliências crescem e entram em contacto. Por desagregação da parede no ponto de contacto, forma-se um canal, o tubo de conjugação.
* Num dos filamentos, observa-se a condensação do conteúdo de cada célula, que se desloca pelo tubo de conjugação até à célula do outro filamento.
* O conteúdo celular que se movimenta para a outra célula constitui o gâmeta dador. O gâmeta receptor é constituído pelo conteúdo celular que se mantém imóvel.
Ciclo de vida Diplonte Exemplo do Homem (Homo sapiens)
* O ser humano reproduz-se exclusivamente de forma sexuada e apresenta