Ciclos Da Agricultura
Conceitos de agricultura - Agro no verbete em latin significa “terra cultivada ou cultivável”. É o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.
Histórico da atividade agrária no mundo - Uma das mais antigas atividades humana, rudimentar até o século XVII. A prática do plantio inicia no final do período Neolítico, as margens dos rios Nilo (Egito) e Ganges (Índia), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia- hoje Iraque) Rios Amarelo e Azul (China). Inicia também a transformação do espaço geográfico pela ação antrópica. Dizem que as mudanças climáticas e o desenvolvimento de técnicas, domesticação de sementes, animais etc, levou à transição gradual da atividade de caça e coleta à prática da agricultura e fixação nos lugares, ou seja, sedentarização do homem. A Revolução Industrial (séc. VXIII, Inglaterra) e conseqüentemente a revolução urbana, provocaram grandes mudanças nos modos da sociedade do campo e da cidade, e agricultura de subsistência, grandes evoluções de técnicas.
Etapas do desenvolvimento agrícola sobre o ponto de vista técnico e tecnológico:
Agricultura arcaica – uso de técnicas, recursos e instrumentos rudimentares (arado manual e tração animal, enxada, sistema de roça, etc), agricultura de subsistência, ainda hoje é praticada em países subdesenvolvidos;
Agricultura moderna – após a segunda fase da Revolução Industrial, aperfeiçoamento de instrumentos agrícolas, aumento da produção agrícola devido ao uso de maquinários, novos implementos como a invenção da máquina que separa o caroço da fibra do algodão, uso de adubos etc. A junção da tecnologia à ciência aumentou a eficiência de produtividade agrícola, principalmente no séc XX, conhecido como período da Revolução Verde.
Agricultura contemporânea – é caracterizada pela grande utilização de meios tecnológicos, que amplia a