CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS:
CICLO DA ÁGUA
Jacobina - BA
Julho/2013
ADRIANA SANTOS, FERNANDA MOTA E LUANA TRINDADE
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS:
CICLO DA ÁGUA
Esta pesquisa foi solicitada pela Professora Simey, a fim de expandir nossos conhecimentos a repeito dos ciclos biogeoquímicos.
Jacobina - BA
Julho/2013
ÁGUA
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio e um oxigênio (H2O). É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios) e gasoso (vapor d’ água na atmosfera). Mesmo que a maior parte do nosso planeta seja coberto por água, apenas 1% está disponível para o nosso consumo. A atividade humana interfere no ciclo da água, principalmente nas cidades, como desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo, para construção de ruas e habitações. Ao interferir no ciclo hidrológico, o ser humano acarreta diversos problemas, como por exemplo, inundações em algumas regiões e estiagens em outras. Outras formas de interferência são as más instalações de lixões, aterros sanitários, uso de agrotóxicos nas lavouras, despejo de esgotos domésticos e indústrias nas fontes de águas superficiais e a emissão de poluentes na atmosfera (dispersão de gás carbônico por automóveis e indústrias), contribuem para a alteração do ciclo natural.
ASPECTOS
IMPORTÂNCIA NO ORGANISMO ANIMAL: É solvente e reagente nas reações químicas intracelulares e participa da respiração.
FORMAS DE OBTENÇÃO DE ÁGUA: Bebendo ou ingerindo alimentos que contenham água.
FORMAS DE DEVOLUÇÃO DE ÁGUA: Pela transpiração, respiração, ação dos decompositores e pela eliminação de urina e fezes.
IMPORTÂNCIA NO ORGANISMO VEGETAL: É solvente e reagente nas reações químicas intracelulares, participa da fotossíntese e da