Ciclos biogeoquímicos
INTRODUÇÃO
O planeta Terra tal como o conhecemos, é o resultado de inúmeros processos de transformações ocorridos após mais de 4 bilhões de anos. A evolução de nosso ambiente tem ocorrido neste longo período conforme a condensação e concentração de todos os elementos químicos naturais. Com estas transformações e modificações ambientais também as espécies vêm evoluindo. Esse processo ocorre graças aos ciclos de seus elementos químicos que ocorrem entre os seres vivos e o ambiente, chamados de ciclos biogeoquímicos. Um movimento dinâmico nos ecossistemas, interligando os seres e o meio ambiente.
1. O que são ciclos biogeoquímicos?
Ciclos biogeoquímicos são processos naturais que realizam diversos elementos químicos em sua movimentação natural no ecossistema entre os seres bióticos (seres vivos) e os seres abióticos (meio ambiente). Os elementos em seus ciclos realizam processos físicos, químicos e biológicos através da atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera da Terra. É através dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta.
2. Quais são os ciclos biogeoquímicos?
Existem vários elementos químicos que realizam ciclos biogeoquímicos interagindo com o ecossistema, e os principais são: * Ciclo do Carbono * Ciclo do Nitrogênio * Ciclo do Oxigênio * Ciclo da Água ou Hidrológico * Ciclo do Cálcio * Ciclo do Enxofre
3. Como acontece cada ciclo biogeoquímico? Explique e exemplifique.
4.1 Ciclo do Carbono
O carbono encontra-se no ambiente na atmosfera, combinado com oxigênio formando a molécula de gás carbônico (CO2), ou então dissolvido em águas de rios, lagos ou mares. O ciclo do carbono acontece a partir do gás carbônico (CO2), que está na atmosfera em sua maior parte (79%), originado do processo de respiração dos seres vivos.
Primeiramente, o carbono é absorvido pelas plantas no processo