Mito da caverna
Um dos prisioneiros da caverna se torna um sujeito questionador e a partir daí percorre um difícil caminho para fora da caverna. Truman também começa a questionar o mundo a sua volta e a partir daí percorre o caminho para sair da ilha e conhecer o mundo real.
Tudo no filme acontece dentro de um programa de TV, quando assistimos com atenção é difícil não relacionar o mundo de Truman (onde predomina o poder de ilusão dos meios de comunicação) com o nosso mundo real. Hoje os meios de comunicação são os veículos mais poderosos de formar opiniões. Ao paramos na frente da tv, muitas vezes também somos um prisioneiro do mundo das aparências.
Já o filme Matrix mostra um ambiente onde as máquinas inteligentes controlam o mundo e utilizam-se dos seres humanos como fonte de energia. Para tanto, elas criam uma realidade simulada, chamada de Matrix, onde aquelas pessoas, que estão na verdade dormindo, vivem e acreditam ser o mundo real, o lugar que todos os seres humanos sempre viveram livremente e tocaram suas vidas. Essa realidade simulada é exatamente o mundo em que vivemos.
Existem uns sobreviventes em busca do escolhido. Ao encontrarem Neo (o escolhido) convidando-o a tomar a pílula vermelha (que lhe revelará a verdade) ou a pílula azul (que o manterá na ignorância). Tendo escolhido a primeira, Neo renasce, ou melhor, nasce no mundo real, num processo lento e sofrido, assim como na saída da caverna. Assim como na Matrix ao escolher “a pílula vermelha” ou seja a realidade teremos que arcar com o sofrimento que a verdade traz e muitas vezes este fardo é muito pesado e preferimos ficar na caverna.