Ciclo pdca
O "benchmarking" aplicado às escolas consiste na pesquisa das melhores práticas utilizadas nos processos escolares e de ensino, com especial ênfase naquelas cujo impacto, no desempenho, permite melhorar os resultados dos alunos e a satisfação das suas famílias.
Desenvolve-se através de parcerias nas quais o intercâmbio de ideias pode ser partilhado e enriquecido pelas práticas seguidas com sucesso. No "benchmarking" a avaliação e a comparação não representam um fim em si mesmo, mas um meio para sustentar o processo de desenvolvimento escolar. É uma forma de acção que procura as melhores práticas consolidadas, implicando uma análise cuidada das diversas formas de trabalho adoptadas e de diferentes modelos organizacionais instituídos. O processo abrange ainda a análise de resultados, a definição de recomendações e a sua implementação, tendo como pano de fundo a adequação da solução a uma nova realidade. Realça-se ainda um aspecto crítico no processo de "benchmarking" – a ética. As actuais práticas de "benchmarking" regem-se por princípios éticos, resumidos num código de conduta onde a reciprocidade na partilha e no uso da informação, a confidencialidade e o respeito pelos parceiros se assumem como preceitos invioláveis.
Como aplicar benchmarking no projeto Etec Taubate Realizar um rigoroso diagnóstico da escola Estabelecer uma parceria com outra escola Comparar as práticas e os resultados e ter bem presente os indicadores de referência e os processos de boas práticas. Integrar os conhecimentos adquiridos adequando-os à realidade da escola Prosseguir avaliando
O "benchmarking" é um processo comparativo Em relação ao desempenho das melhores escolas Em relação aos padrões de qualidade (indicadores de referência)
Fonte http://www.ige.min-edu.pt/site_actividadev2/benchmarking_texto.htm
Benchmarrking Colegio Magno
Projeto pedagogico
Autonomia: desde a Educação Infantil, os alunos do Magno/Mágico de Oz estão envolvidos