Ciclo Motivacional
Para Chiavenato, o comportamento humano é motivado. O Ciclo Motivacional começa com o surgimento de uma necessidade. Esta é uma força dinâmica e persistente que provoca comportamento. Toda vez que surge uma necessidade, esta rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, ou ação, capaz de descarregar a tensão ou livrá-lo do desconforto e do equilíbrio. Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade, o organismo volta ao estado de equilíbrio anterior, à sua forma de ajustamento ao ambiente. Etapas Do Ciclo Motivacional:
Porém o ciclo motivacional, a necessidade nem sempre pode ser satisfeita. Pode ser frustrada, ou ainda pode ser compensada (ou seja, transferida para outro objeto, pessoa ou situação). No caso de frustração da necessidade, no ciclo motivacional, a tensão provocada pelo surgimento da necessidade elabora uma barreira ou um obstáculo para sua liberação. Quando não é encontrada a saída adequada, a tensão, represada no organismo, procura um meio indireto de saída, seja por via psicológica (agressividade, descontentamento, apatia, tensão emocional, indiferença) seja por via fisiológica (tensão nervosa, insônia, repercussões cardíacas ou digestivas).
Outras vezes, a necessidade não é satisfeita nem frustrada, mas transferida ou compensada. Isso se dá quando a satisfação de outra necessidade reduz ou aplaca a intensidade de uma necessidade que não pode ser satisfeita.
Enfim, o organismo humano permanece em estado de equilíbrio psicológico, até que um estímulo provoque uma necessidade.
Esta necessidade provoca um estado de tensão.
A tensão conduz a um comportamento ou ação, capaz de atingir alguma forma de satisfação daquela necessidade.
Se a necessidade for satisfeita, o indivíduo retorna ao ponto de equilíbrio, até que outro estímulo sobrevenha.
http://toquedemotivacao.com.br/ciclo-motivacional-2/