Ciclo menstrual
O folículo em amadurecimento começa a produzir estrógeno que dá feed-back negativo para FSH e feed-back positivo para LH (hormônio luteinizante). Este último promove o rompimento do folículo ovariano (ovulação), tal etapa ocorre aproximadamente na metade do ciclo menstrual, normalmente no décimo quarto dia.
O folículo rompido vai estimular a hipófise a produzir progesterona, tal hormônio irá promover uma maior vascularização do endométrio, ou seja, prepara o endométrio para um possível recebimento do embrião- caso haja a fecundação.
Se não houver fecundação haverá a descamação do endométrio, caracterizando o primeiro dia do ciclo.
A primeira menstruação da mulher é denominada MENARCA.
Quando há nidação, que o embrião é formado, o corpo da mulher começa a produzir um hormônio exclusivo da gravidez: gonodotrofina coriônica que inibe a produção de FSH e de LH para manter alta as taxas de estrógeno e progesterona que atuam desenvolvendo o útero para o embrião.
Aaaaaaaaaaaaaaaa
Bbbbbbbbbbbbbb
Cccccccccccccccc
Dddddddddddddd
Eeeeerrrrrrrrrrrrrr
Desigualdade e violência no Brasil
Publicado por Daniel às 13/02/2014 em Atualidades | 17 Comentários
Recentemente o jornal A Folha de São Paulo publicou um artigo acompanhado deste gráfico.
O primeiro dado que salta aos olhos é o tamanho da desigualdade no nosso país, que tem desde razões históricas muito arraigadas até razões mais recentes. As explicações são muitas, mas os números são impressionantes e explicam (ou ajudam a entender) muitos dos nossos problemas e, em especial, nossa violência.
Segundo dados que consegui através da grande mídia, somos o 4o país mais desigual da América Latina e o 12o mais desigual do mundo.
As vezes, como professores, recebemos olhares tortos quando falamos que as salas de aula com as quais