Ciclo interativo de serviços
As empresas têm colocado rios de dinheiro em campanhas publicitárias para atrair os consumidores, transformá-los em compradores - indivíduos que compram ou compraram apenas uma única vez na minha empresa - para finalmente, tê-los como clientes - indivíduos que repetem as compras na minha empresa, objetivo precípuo de toda organização.
Com estes investimentos e com uma comunicação diferenciada a empresa consegue chegar ao consumidor e motivá-lo a adquirir o seu produto. O consumidor então decide adquiri-lo. Dirige-se a uma loja da empresa anunciante e, quando chega para comprar é mal atendido pelo vendedor. Com esta atitude o vendedor que atendeu mal ao tão sonhado e desejado possível cliente, jogou por terra todo o esforço de marketing, todo o investimento planejado, desenvolvido e executado pela empresa. É assim que os empresários vêm perdendo muito dinheiro com suas ações de marketing e não sabem o porquê.
Os empresários perdem muito dinheiro porque iniciam o ciclo de trás para frente, ou seja, investem no sentido de atrair os consumidores e esquecem de preparar e motivar quem irá recebê-los: os funcionários de linha de frente.
O Ciclo Interativo de Serviços é um mix de estratégias desenvolvido para alcançar a satisfação do cliente, tendo como base a filosofia de orientação voltada para marketing ou com foco no cliente. Nesta filosofia cliente é o centro das atenções e é ele quem determina o que a empresa irá produzir e é para ele que ela produz.
O ciclo interativo de serviços é composto de seis estratégias, tendo como pilar de sustentação os seguintes fatores: a EMPRESA - representada pelos investimentos dos acionistas, ou seja, o Capital, o FUNCIONÁRIO - responsável pela prestação dos serviços, portanto, o pilar que requer uma maior atenção, pois são as suas atitudes junto aos clientes que representam, ou melhor, vendem a imagem da empresa, e, finalmente, o CLIENTE - que é o co-autor dos produtos da organização, é quem