Ciclo hidrológico
Transferência ininterrupta da água do oceano para o continente e do continente para o oceano.
• O ciclo hidrológico compreende-se em:
1. Evaporação - Com o calor do Sol, a água de rios, mares e lagos evapora (passa do estado líquido para o gasoso). 2. Condensação - Nas altas camadas da atmosfera o vapor d’ água perde calor e se condensa (passa do estado gasoso para líquido), formando as nuvens. 3. Precipitação - A chuva caí por ação da força da gravidade. 4. Infiltração - Penetra no solo formando os lençóis freáticos.
Brasil possui de 12% a 14% dos Recursos Hídricos potáveis do mundo, sendo que 80% da água doce se encontram na região amazônica, mas abastece apenas 5% da população brasileira e os 20% restantes estão divididos pelo país, e abastecem 95% da população brasileira. • A água existente é encontrada:
1. Atmosfera: vapor de água, nuvens e precipitação; 2. Superfície da terra: cursos d’água, lagos e oceanos;
• A água subterrânea é encontrada nos seguintes lugares:
1. Bolsões; 2. Lençóis Freáticos; 3. Aqüíferos (Guarani, Alter do chão); - Fator de Carga: Precipitação, infiltração, escoamento superficial, rios e lagos. - Fator de Descarga: Poços Artesianos, diretamente no mar, manutenção de bolsões ou lençóis freáticos. 4. Fendas Basálticas.
• Uso da água:
Abastecimento Urbano: A água potável é aquela que não causa danos à saúde nem prejuízo aos sentidos: Inodora, incolor e livre de matérias fecais;
Abastecimento Industrial: Deve ser água branda: livres de metais pesados para evitar incrustações;
Abastecimento Agricultura: Controle de PH (entre 7,0 e 7,5) e alcalinidade.
BACIAS HIDROGRÁFICAS
São várias micro bacias e áreas de drenagem que contribuem para a formação da bacia principal. Necessariamente deve haver rios e lagos nessas micro bacias. • Efeitos Antrópicos: Alterações produzidas pelo homem sobre o ecossistema pode