Ciclo gravidico
Faculdade de Enfermagem
ANOMALIAS CONGÊNITAS
Salvador
2012
Centro Universitário Estácio da Bahia
Faculdade de Enfermagem
ANOMALIAS CONGÊITAS
por
Leandra Alves
Trabalho apresentado à professora Vera Borges, regente da disciplina Saúde da Mulher IIança e Adolescente, do 6º semestre da faculdade de Enfermagem, turma C/D, turn noturno, como avaliação parcial da Unidade I de 2012.2.
Salvador
2012
Anomalias congênitas
Anomalia congênita é uma condição presente ao nascimento onde a hereditariedade não pode ser imediatamente excluída e não está necessariamente causando a anomalia que se apresenta. Pode ser definida portanto como qualquer defeito na constituição de algum órgão ou conjunto de órgãos que determine uma anomalia morfológica estrutural presente no nascimento por causa genética , ambiental ou mista.
Essa definição abrange todos os desvios em relação à forma, tamanho, posição, número e coloração de uma ou mais partes do corpo capazes de ser averiguadas macroscopicamente ao nascimento e/ou por ser discreta que não tenha sido verificada na ocasião em que a criança nasceu e só se manifeste clinicamente mais tarde.
Nesse sentido não se distingue de "erros inatos do metabolismo" ou "enfermidades genéticas" no sentido amplo de desvios do estado de saúde devido total ou parcialmente à constituição genética do indivíduo, embora a condição de deficiência (handicap), mesmo associado às malformações graves (com perda de função da área afetada) não correspondem exatamente à noção de ausência de saúde.
A deficiência mental especialmente se associada a malformações de outros órgãos ou partes do corpo e a outras alterações da forma e função do sistema nervoso é uma malformação congênita. A perda das funções mentais após o desenvolvimento individual é denominada demência.
As malformações por sua vez, (mesmo menores), necessariamente distingue-se