ciclo fi fosforo
Definição: Biomonitoramento pode ser definido como o uso sistemático das respostas de organismos vivos para avaliar as mudanças ocorridas do ambiente, geralmente causadas por ações antropogênicas (ação do homem).
Introdução:
O objetivo deste artigo é apresentar as bases conceituais da utilização do biomonitoramento como ferramenta de avaliação da saúde dos ecossistemas de rios, fornecendo subsídios.
Como monitorar?
Indiretamente:
Através de parâmetros que reflitam a qualidade da água, e que estejam diretamente ligados à proteção das comunidades aquáticas:
Índices de Qualidade - Avaliação instantânea
Diretamente:
Através das próprias comunidades, avaliando seu grau de preservação, diversidade, funcionamento.
Modelo “bottom – up”:
Feito a partir de dados de laboratório por meio de experimentação em sistemas simples.
São realizados com base nas respostas de organismos aquáticos a estressores específicos.
(usando nesses casos como indicadores as alterações bioquímicas (enzimáticas ou genéticas), fisiológicas(regulação iônica), comportamentais, metabólicas e do ciclo de vida)- conhecidos como testes toxicológicos.
Modelos “ top – down”:
Avalia, em nível macro, os impactos ambientais por meio da medição da alteração da organização estrutural e funcional das comunidades biológicas ou dos ecossistemas.
Esta metodologia se torna mais rápido e pratico, pois avaliam de forma eficiente alguns pontos. a perda real da diversidade de espécies, em vez de avaliarem os efeitos indiretos dos agentes estressores;
• o efeito sinergético das alterações antropogênicas ocorridas na bacia hidrográfica (por