Ciclo do Carbono
Sp_são Paulo Abril_2013.
Ciclo do carbono:
O Carbono é o quarto elemento mais abundante no Universo, depois do Hidrogênio, Hélio e Oxigênio, No planeta Terra o carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo biogeoquímico. Este ciclo pode ser dividido em dois tipos: o ciclo "lento" ou geológico, e o ciclo "rápido" ou biológico. Existem basicamente duas formas de carbono, uma orgânica, presente nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e outra inorgânica, presente nas rochas.
Ciclo Geológico.
O ciclo geológico acontece muito lentamente, sendo um processo que pode levar milhões de anos, tendo origem na formação do planeta quando meteoritos que eram portadores de carbono e a terra sofreram colisões. Através de explicações técnicas os cientistas comprovam que o carbono desde então está contido nas rochas sedimentares, nas rochas calcárias e nos combustíveis fosseis e muitos outros.
Ciclo Biológico.
O ciclo biológico do carbono é bem mais rápido que o ciclo geológico, há uma estimativa que ele aconteça a cada 20 anos. Esse processo acontece na terra, nos oceanos e na atmosfera quando o carbono é absorvido e expelido através da respiração e da fotossíntese. O carbono é absorvido, usado durante o ciclo de vida da planta e depois volta para a natureza. Enquanto o carbono é absorvido e transformado pelos elementos orgânicos e inorgânicos ele é transformado e emitido através de outros fatores, como fabricas, queimadas,