Ciclo de Vida de um Produto
O ciclo de vida do produto é um conceito que descreve a evolução de um produto ou serviço no mercado. Existem 4 fases no ciclo de vida do Produto, cada uma com caraterísticas específicas e, por isso, com orientações estratégicas diferentes.
Introdução – quando o produto é lançado. Uma das características é o lento crescimento das vendas e os baixos lucros, podendo ocorrer até mesmo prejuízos. Isso acontece em razão dos altos investimentos e, ainda, pelo desconhecimento do produto por parte do seu público-alvo. Exemplo: Samsung Galaxy Gear, o relógio/telemóvel. Este produto para alguns pode até ser uma novidade, mas a realidade é que a Samsung já lançou estes aparelhos há um ano (4 de setembro de 2013). Não teve grande aderência, pois grande parte do mundo nem sabia da existência destes até a Apple ter falado neste tipo de aparelhos.
Crescimento – período que se carateriza pelo aumento acentuado nas vendas e, consequentemente, nos lucros. É também uma fase caraterizada pela volatilidade competitiva com várias empresas, querendo estas também “aproveitar” a situação. Um exemplo para esta fase seria a GoPro. Esta câmara subaquática tem ganho bastante visibilidade em Portugal, especialmente para desportistas, pois possui características e qualidade das camaras profissionais, sendo bastante versátil, devido ao seu tamanho. Um exemplo de concorrência deste aparelho seria a Sony, com a sua ActionCam.
Maturidade – nesta fase a venda do produto/serviço tende a estabilizar. Existe também um grande número de concorrentes e a disputa no mercado intensifica-se, daí a empresa necessitar de investir no produto (através de novos produtos ou serviços complementares, etc.). Ainda se pode dividir em 3 subfases:
Maturidade do crescimento a taxa de crescimento está em declínio, pois a maioria dos consumidores já experimentou o produto;
Maturidade estabilizada: as vendas ficam niveladas e as vendas futuras dependem do aumento da população ou segmento;