Ciclo de krebs
Toda glicolise aconteceu no citosol produzindo dois piruvatos.
Esses dois piruvatos vão entrar dentro da mitocôndria na matrix mitocondrial, cada piruvato tem 3 carbonos, quando entra na mitocôndria um carbono é retirado e sai na forma de CO2 e vai restar o radical Acetil, então o Acetil é unido a uma substancia chamada coenzima A formando a Acetil-CoA.
Nesse processo de síntese o Acentil-CoA foi oxidado ou seja liberou elétrons que foram usados para produzir NADH, nesse processo do piruvato foi liberado um gás carbônico e um NADH.
A gilcolise tem 6 carbonos , a 1° etapa que foi a glicolise partiu a glicose em 2 compostos com 3 carbonos que são os piruvatos então a Glicolise pegou 2 piruvatos que tem 3 carbono ai o piruvato entra na mitocôndria e perde mais um carbono e fica com dois, esse gá carbônico que saiu, ele sai como gás carbônico mesmo, perceba que a molécula de carbono esta sendo continuamente sendo quebrada de 6 para 3 para 2 e com a liberação do gás carbônico.
Agora vamos ver o que acontece com o ACETIL-COA, o ACETIL-COA vai entrar em um ciclo chamado, ciclo de Krebs ou ciclo do acido cítrico, durante esse ciclo de reações são liberados duas moléculas de gás carbônico esses dois carbonos saem em forma de gás carbônico.
Perceba que esse ciclo produz 3 NADH e 1 FADH2.
O FADH2 tem a mesma função do NADH carrega elétrons ricos em energia para a ultima etapa da respiração que é a cadeia respiratória.
Nesse ciclo sai uma molécula de GTP, rapidamente a célula troca esse G que é da guanina por um A de adenina, quando a célula troca esse G por A produz ATP, podemos dizer que o ciclo vai liberar 2 gás carbônicos, 3 NADH, 1 FADH2 E 1 ATP.
Até o final do ciclo de Krebs todos os 6 carbonos da glicolise serão retirados separados uns dos outros e terão saídos em forma de gás carbônico, até o final do cilco avera a total oxidação da glicose.
A glicose foi quebrada até ser convertida em 6 moleculas de carbono significa que grande parte do