ciclo de krebs
Patricia Cintra
2014
Ciclo de Krebs
Catabolismo de CHO (ciclo de Krebs)
• Sinônimos: Ciclo dos ácidos tricarboxílicos, ciclo do ácido cítrico ou ciclo de Krebs.
• Conceito: Via catabólica cíclica de oxidação total da glicose a CO2 e H2O, com liberação de energia. • Só ocorre em condições aeróbicas.
• Ocorre na matriz mitocondrial.
Associação da glicólise e o ciclo de krebs
citoplasma
mitocôndria
O ciclo de Krebs
O ciclo de Krebs é o estágio final comum para a oxidação de moléculas energéticas.
Os átomos de carbono entram no ciclo na forma de grupos acetila derivados da glicose, ácidos graxos, aminoácidos, corpos cetônicos (produtos derivados na quebra dos ácidos graxos) e acetato (composto químico).
Grupo acetila
O ciclo de Krebs
A acetil CoA é oxidada em 8 reações mitocondriais para formar moléculas de CO2.
Os elétrons de alta energia obtidos nessa oxidação são utilizados para gerar equivalentes redutores na forma de NADH e FADH2.
O ciclo de Krebs
O NADH (nicotinamida adenina dinucleotídeo, forma reduzida) e o FADH2 (flavina adenina dinucleotídeo, forma reduzida) são oxidados, e os elétrons são conduzidos pela CADEIA
MITOCONDRIAL TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS com a liberação de energia conservada na forma de ATP, sintetizado a partir de ADP e de fósforo inorgânico por meio de um processo denominado FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA.
O ciclo de Krebs
O ciclo também gera diretamente compostos de alta energia
(GTP ou ATP).
Além da geração de energia, o ciclo também é fonte de precursores para a biossíntese (moléculas precursoras mais simples são ligadas para formar moléculas maiores e complexas) de carboidratos, lipídeos e aminoácidos.
O ciclo de Krebs
Como fonte geradora de energia, o ciclo é estimulado no músculo esquelético e nas células cardíacas durante o exercício aeróbio.
Durante o JEJUM, o ciclo no fígado permanece inativo, intermediários do