Ciclo da água
Professoras: Daiane Entringer e Rubyana Vieira
Data: 07/08/2013
Aluno:
Importância da água
A água é a substância mais abundante na superfície do planeta, participando dos seus processos modeladores pela dissolução dos materiais terrestres e do transporte de partículas.
Distribuição da água na Terra
De onde vem a primeira gota de água?
A origem da primeira água na história da Terra está relacionada com a formação da atmosfera, ou seja, da desgaseificação do planeta.
Formação das nuvens
As nuvens são formadas por pequenas gotículas de água, cristais de gelo ou uma mistura dos dois.
Como se forma a chuva?
Existem três tipos de chuvas:
Frontal: ocorre no encontro de duas massas de ar (ar quente e ar frio), são contínuas, apresentam intensidade baixa a moderada e abrangem grade área. Chuva de relevo ou orográfica: é originada quando uma massa de ar úmido se desloca e encontra uma barreira (serra, montanha, etc), e é forçada a elevar-se ocorrendo uma queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens. Apresenta pequena intensidade e longa duração.
Ciclo da água e tipos de chuva.
Professoras: Daiane Entringer e Rubyana Vieira
Data: 07/08/2013
Aluno:
Chuva Convectiva: são chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam, tem curta duração, porém alta intensidade e abrangem pequenas áreas. Estados da água
A água se encontra em contínuo movimento e passa pelos três estados (líquido, gasoso e sólido). Desta forma o ciclo se repete sem que se interrompa jamais.
Caminhos da água no solo
Infiltração: processo pelo qual a água penetra nas camadas superficiais do solo, se move para baixo através dos vazios pela ação da gravidade, até atingir uma camada impermeável, formando um lençol d’água.
Escoamento Superficial: ocorre quando parte da água da chuva não infiltra o solo e passa a se deslocar sobre as superfícies do mesmo.