ciclo da agua
Anna Beatriz – 04
Caroliny Miranda – 06
David Matteus – 07
Larissa Parabá – 24
Mariana Lima –
Serie: 2º4 manhã.
Professor: Dênio Marques.
Índice:
Introdução............................................................................. 3
Desenvolvimento.................................................................... 4
Conclusão.............................................................................. 7
Bibliografia............................................................................. 7
Introdução:
A água é um bem comum a todas as pessoas, além de ser indispensável a todas as formas de vida que estão dispersas ao decorrer da extensão da crosta terrestre. As águas contidas no planeta constituem a hidrosfera e essa corresponde à parte líquida que se encontra em diversas partes, como oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, além da atmosfera.
Podemos encontrar a água em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido. O conjunto das águas contidas no planeta desenvolve uma interdependência, Isso ocorre por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento, que se configuram como uma dinâmica hidrológica. Em outras palavras, a água que hoje está em um lençol freático logo mais poderá estar na atmosfera ou mesmo em uma geleira.
Desenvolvimento:
O ciclo da água refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia.
O processo que dá origem ao ciclo da água ocorre em todos os estados físicos. Para conceber esse fenômeno é preciso que outro elemento provoque, nesse caso, é motivada pela energia da irradiação solar.
A água presente na atmosfera, condensada nas nuvens, precipita, principalmente, sob a forma de chuva ou neve. Nesse momento, a água pode seguir dois caminhos: ou