Ciclo Contábil
O ciclo contábil é composto de cinco fases: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação.
A Captação envolve a análise de documentos das entidades, que englobam leis, contratos, notas fiscais, recibos, laudos, processos judiciais etc. bem como de eventos macroeconômicos que afetam a entidade.
O Reconhecimento é o momento dos questionamentos em relação aos dados dos atos e fatos, por exemplo, o primeiro questionamento a ser realizado, consiste se o dado captado deve ser reconhecido.
O Processo de acumulação vem após o reconhecimento dos dados, estes devem ser organizados em banco de dados. Para facilitar o acesso rápido as informações as empresas têm adotado sistemas informatizados de contabilidade.
A Sumarização é o ato de transformar todos os dados em informações contábeis úteis aos seus usuários, como a criação de Demonstrações e relatórios contábeis.
A Evidenciação consiste na divulgação das informações contábeis aos seus usuários, seja por meio de jornais de grande circulação, pelo site da entidade ou qualquer outro meio.
Com isso, a cada exercício social a entidade elabora Demonstrações e relatórios contábeis atualizados, desta forma, a cada período social os empresários sabem como se encontra o patrimônio da empresa.
Em virtude da alteração da lei 6.404/76 pela lei 11.638/07, são obrigatórias as seguintes demonstrações:
Balanço Patrimonial – evidencia em determinado momento a situação patrimonial da empresa, como destaca Szuster et al (2008, p. 49, grifo do autor), “ uma fotografia dos bens, direitos e obrigações de uma entidade em determinada data”.
Demonstração do Resultado do Exercício – consiste na apuração dos lucros ou prejuízos da empresa em determinado período, ou melhor, na apuração das receitas auferidas deduzindo as